Nossa Senhora de Lourdes

Você conhece a história da nossa Padroeira, Nossa Senhora de Lourdes?

A Santíssima Virgem Maria, a Mãe de JESUS, é, por excelência, santa entre os santos. Nas suas dezenas de aparições reconhecidas pela Igreja Católica está a de Lourdes. A partir dessa aparição, Nossa Senhora, neste título, é invocada por fiéis de várias partes do mundo, como a padroeira dos enfermos.

Aparição

A aparição de Nossa Senhora aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1858, numa tarde úmida e fria. A menina Bernadette, de 14 anos e analfabeta, estava procurando gravetos para o lar e teve o privilégio do encontro com Maria. Ela se sentiu atraída por uma luz que saía de uma gruta, onde estava uma linda mulher de branco, com faixa azul, terço na mão, que a convidava a rezar.

A quem lhe perguntava como era a Senhora, Bernadete fazia esta descrição: «Tem as feições duma donzela de 16 ou 17 anos. Um vestido branco cingido com faixa azul até aos pés. Traz na cabeça véu igualmente branco, que mal deixa ver os cabelos, caindo-lhe pelas costas. Vem descalça, mas as últimas dobras do vestido encobrem-lhe um pouco os pés. Na ponta de cada um sobressai uma rosa dourada. Do braço direito pende um rosário de contas brancas encadeadas em ouro, brilhante como as duas rosas dos pés».

Como era de se esperar, ninguém acreditou na história de Bernadete, mas as aparições continuaram a se repetir. Em 25 de fevereiro, a Senhora pediu a Bernadete que raspasse um lugar na rocha para beber água. A menina obedeceu, raspou a pedra com as unhas e dali brotou um filete de água: a fonte milagrosa de Lourdes.

Curiosa sobre a identidade da mulher com quem conversava, Bernadete perguntou quem era ela. A resposta veio através da voz calma da Virgem: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Preocupados com a história de Bernadete, que dizia ser necessário construir uma capela no local da gruta, as autoridades civis e religiosas acabaram por interditar a gruta de Lourdes.

Mas as aparições continuaram até dia 10 de julho de 1858. Ao todo foram 18 aparições. A mensagem de Nossa Senhora de Lourdes consistia no chamado a conversão, oração do terço e principalmente confirmação do Dogma da Imaculada Conceição, tinha sido declarado pela Igreja em 1854.

Muitas graças são alcançadas pelos devotos de Nossa Senhora de Lourdes até hoje

Desde 1858 até hoje, multidões se reúnem em Lourdes, que se tornou o maior santuário da França. Em 1925, o Papa Pio XI declarou Bernadete bem-aventurada e, em 1933, a tornou santa. A festa de Nossa Senhora de Lourdes é celebrada dia 11 de fevereiro. O Santuário é marco do amor da Mãe que vem nos ajudar, e nele se alcançam, por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, muitas graças.

Nossa Senhora de Lourdes, padroeira de Apucarana

A escolha de Nossa Senhora de Lourdes como padroeira de Apucarana remete à fundação do município. Em 8 de dezembro de 1937, pioneiros participaram da primeira missa, celebrada pelo padre Carlos Deutz, que veio de Londrina.

A celebração aconteceu em um descampado onde hoje é o platô da Praça Rui Barbosa, onde foi instalado um cruzeiro de peroba construído pelo pioneiro Antônio Vieira.

Em volta do altar improvisado, havia apenas mata. O local foi ornamentado por José de Oliveira Rosa e dona Tereza de Almeida. O sr. Rosa, natural de Portugal, ofereceu um quadro de Nossa Senhora de Lourdes para ser colocado no altar. Já na ocasião foi proposto o nome da santa como futura padroeira de Apucarana.

Única Catedral do Brasil dedicada a Nossa Senhora de Lourdes

A Catedral de Apucarana, além de ser a única do Brasil, dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, é também a única no país a ter a padroeira dos enfermos no topo da sua torre principal.

A imagem foi esculpida dentro da igreja pelo artista plástico Ângelo Franco Perez e depois levada, em partes,  até o alto do campanário em um elevador improvisado. É a escultura de Nossa Senhora mais alta de todo país. O artista morava em Apucarana e também é autor de inúmeras outras obras espalhadas pela cidade.